Quatro anos sem Michael Jackson



Voltemos um pouco no tempo, mais precisamente há quatro anos, em 25 de junho de 2009. Fatídico dia em que o Rei do Pop, Michael Jackson, perdeu sua vida inesperadamente ao ingerir dose excessiva do analgésico Propofol. Revelo ser uma grande fã de Michael e, sendo assim, faço questão de relembrar sua obra que, desde o seu surgimento, gera referência e repercussão em todas as áreas artísticas possíveis e imagináveis até hoje.

Mesmo com suas excentricidades e críticas derivadas da imprensa, Jackson mudou o cenário pop, influenciando gerações de artistas em todo o mundo. Trouxe para a música contribuições consideráveis como a extensão do videoclipe e o moonwalk, sua marca registrada. E já que falamos de manifestações, Michael também ficou conhecido pela sua preocupação e envolvimento em causas sociais, muitas vezes exibidas em clipes como “Man In The Mirror”, “Heal The World” e “They Don’t Care About Us”, que clamavam por um mundo melhor, livre da fome, preconceito e desigualdade social.

Porém, o que também colaborou para fazer de Michael Jackson um ícone e a realeza do universo musical foi o modo como se vestia. Desde os anos 70, Jackson já fazia história com as calças boca de sino junto aos seus irmãos no grupo Jackson 5. Mais tarde, nos anos 80 com o lançamento de “Thriller” e “Beat It”, Michael imortalizou a jaqueta de couro vermelha.

Ainda na mesma década, no histórico 16 de maio de 1983, em comemoração aos 25 anos da gravadora Motown, Michael subiu ao palco pela primeira vez vestindo a sua emblemática luva branca de diamantes, paletó e meias brilhantes, mocassim e chapéu para mostrar ao público o moonwalk. A partir daí, o Rei do Pop não só se tornou um marco na música, mas como também na moda.

As tachas e cintos afivelados nas pernas (a era “Bad”); o look gângster inspirado em filmes dos anos 40, reproduzido em diversas performances do cantor e copiado por alguns artistas contemporâneos; as jaquetas militares e até os enigmáticos esparadrapos nos dedos são apenas algumas das referências que Michael Jackson deixou para o mundo fashion.

Postagens mais visitadas